domingo, 24 de fevereiro de 2008

Death Note

Raito Yagami
Finalmente hoje terminei de ver o anime de Death Note, que me viciou tanto que já baixei até a trilha sonora, coloquei as músicas mais legais no mp3 do meu celular e defini a primeira música de abertura como meu toque pra ficar igual ao da Misa-Misa...XD. O anime que prendeu minha atenção desde o primeiro capítulo conta a história de Raito Yagami, um colegial entediado com a vida, com o mundo e com as pessoas que nele habitam e um dia encontra um Death Note, caderno que tem o poder de matar a pessoa que tiver seu nome escrito nele.

O Death Note foi jogado no mundo dos humanos pelo Shinigami (Deus da Morte) Ryuuku, que também andava entediado lá pelo mundo dos Shinigamis e resolveu "perder" o caderno na Terra só para se divertir. Desde que o caderno foi encontrado por Raito, Ryuuku tornou-se o Shinigami dele, acompanhando-o todo o tempo e servindo como uma espécie de "tutor" para Raito na utilização do Death Note. E Raito, então começa a utilizar o caderno para fazer o "bem", por assim dizer... Escrevendo nele os nomes de bandidos, corruptos e todos aqueles que fazem o mal no mundo, tentando criar assim a utopia de paz com que tanto sonha para então poder tornar-se o Deus desse novo mundo. Raito então passa a ser conhecido no mundo todo como Kira, visto por uns como um verdadeiro herói, Deus, Salvador e etc e por outros como um louco assassino serial o que leva a polícia a começar a caçar Kira sem descanso com a ajuda do maior detetive do mundo, L .


"L"


Sem dúvida nenhuma é um dos animes mais inteligentes que eu já vi. A perspicácia de Raito, "L", "M" e "N" com suas brincadeiras de gato e rato tornam a estória tensa do começo ao fim. O cerco que "L" e a polícia fazem contra Kira faz com que Raito tenha que passar o Death Note adiante por várias vezes e ainda assim conseguindo recuperá-lo graças à sua inteligência.

Near "N" e Mello "M"

Tudo isso causa várias reviravoltas à trama que torna-se intrigante a cada episódio em um ritmo acelerado. Já as palhaçadas de Misa Amane dão um tom mais leve à trama que por si só já é um pouco pesada. Pesada porque, para os mais atentos podem perceber questões filosóficas (por quê ,não?) nas ações do anti-herói, Raito Yagami, o Kira.

Misa Amane

Veja bem: o fato de você ter o poder de tirar a vida de qualquer pessoa, mesmo que saia impune, lhe dá o direito de fazer isso? Independentemente dessa pessoa ser boa ou má? Aí já entra outra questão filosófica do que vem a ser o bem e o mal, já que o conceito pode diferir de pessoa pra pessoa. Ainda há o ponto de as atitudes de Raito não serem tão nobres assim a partir do momento que ele deixa de matar os criminosos e passa a matar também aqueles que se colocam no seu caminho afim de detê-lo. Uma metáfora à onipotência de um Deus que castiga àqueles que vão contra Ele.

Raito, Ryuuku, "L"


Em vários episódios a pressão e a emoção são tão grandes que é impossível não se arrepiar. Sou suspeito pra falar, já que tenho várias semelhanças físicas e psicológicas com o personagem principal... a começar pelo meu antigo cabelo e o desprezo pelos humanos XD.
É sobre isso, afinal, que trata o anime: Humanos. O poder que eles possuem, o poder que eles querem, o que eles são e o que querem ser e até que ponto eles podem chegar para conseguir o que desejam abrindo mão do que têm e o que são.
Ao dramático e emocionante fim do último episódio, as questões filosóficas intríssecas à trama não são respondidas, e, se fossem, não seriam questões filosóficas...E nem o sonho de Raito é concretizado, mas podemos ter duas certezas: como diria o Shinigami Ryuuku: "Humanos são...interessantes..." e como diria a Shinigami Remu: "Humanos são...desprezíveis..."

Eu deveria ter sido Raito Yagami no Live Action o/ u_u'
Agradecimento especial a Isabela "K" por me apresentar Death Note

4 comentários:

Anônimo disse...

Ivan!
ficou igualzinho a foto dos olhos o.o
eles vao te chamar!!
eu quero ver death note!!!
preciso!
espero q logo
XD
abraço...

Ryuji disse...

muito bomm
vo procurar pra assistir comcertezA!!!
ai entao posso dar uma opiniao valida!!
ate+ =]

Anônimo disse...

Até que enfim um comentário nessa net a favor do Raito Yagami! :-)
Gostei muito do texto e do fato de vc ter percebido as várias questões filosóficas que rolam no desenho... Estou super a fim de bater um papo sobre isso...passei o desenho pra uma galera minha e todos eles apreciam somente o L...E tbm fiz como vc.. coloquei as músicas no celular...desperto com "death note" e o toque do cel é "the world", hehehe Meu email é: codeine.wine@gmail.com, me escreva, sou uma boa debatedora! Só uma frase do Nietzsche para atiçar ainda mais: "Para quem já está caindo, um empurrão é uma dádiva"...

Inês Faël disse...

Amo Death Note, vi mangá,Anime e os 3 filmes.
Acho que até agora a sua descrisão das personagens foi a melhor que já vi (para além do wiki).

Tenho um site onde se pode baixar filme e anime de boa qualidade:
http://www.acheidownload.biz/2009/04/anime-death-note-completo-filme-1-2-e-3-legendado/

KIZZ KIZZ
Ass: Ï

0_O