domingo, 6 de abril de 2008

Noel - Poeta da Vila

Ontem fui ver Noel - Poeta da Vila, confesso que não estava muito afim de ir ver esse filme pois a imagem do malandro nunca me agradou muito, mas olha, o filme me surpreendeu e me agradou.
Obviamente o filme trata da vida de Noel Rosa, seus poemas, problemas, sua música e seus amores. A cena em que ele deixa os livros de medicina no chão e segue apenas com o caderno onde escreve suas músicas é de tamanha singularidade que fala por si só do momento em que ele abandona a carreira de médico e escolhe seguir como um poeta-músico-malandro-boêmio.
O que mais me agradou foi a fotografia do filme que é simplesmente "perfection", como diria a Maísa. O figurino impecável também retratando fielmente a década de 20-30, e por incrível que pareça, a trilha sonora bélissima, um samba, uma música popular brasileira com conteúdo, com poesia que realmente emociona e encanta até quem não é muito fã dessas músicas de boteco de esquina, cerveja e cigarro.
Como disse anteriormente, a fotografia do filme encantou-me de tal forma chegando a um momento de nostalgia que me fez recordar, não sei porque, Santarém, meus avós e uma infância a muito tempo esquecida.
Camila Pitanga, linda como sempre, no papel de Ceci, um dos amores, e por que não dizer, o grande amor de Noel Rosa, representado maestralmente por Rafael Raposo, tanto que não soube distinguir se ele também tinha o queixo deficiente como Noel Rosa original ou se era atuação. XD
Creio que a única "atuação" que não gostei foi do Supla como Mário Lago, ele atuando é tão débil quanto cantando-apresentando-falando-andando...enfim...
Realmente achei que dormiria durante o filme, mas prendeu minha atenção e me emocionou verdadeiramente.
A cena final sem dúvida é a mais emocionante de todas e nela podemos perceber o verdadeiro amor de um malandro que soube muito bem distinguir "malandragem de pilantragem", mas que soube acima de tudo, viver.

Noel Rosa

Trailer

Um comentário:

TIAGO JULIO MARTINS disse...

O filme é lindo mesmo. Mas não sei.. faltou coisa pra ser muito, muito bom.
Acho que são diálogos, achei os personagens muito simples, tirando o Noel e o pai dele. Até a Ceci achei meio sem graça.
O Noel só se apaixonou porque era a Camila Pitanga. :D
ah, o fim poderia ser mais emocionante também.

(e de novo: Via Láctea é o melhor filme do mundo pra mim até que me provem o contrário :)