sexta-feira, 18 de abril de 2008

Caso Isabella

Ok. Vamos falar sobre o circo que virou tudo isso. É, circo mesmo, convenhamos, foi uma tragédia? Óbvio que foi. Revoltou? Comoveu? Também. Como todo assassinato comove e revolta. E o que me revolta mais ainda é ver como as pessoas usam isso como um passa-tempo-recheado ou objeto de uma curiosidade leviana, por parte dos "sem poderes" e objeto de comércio e sensacionalismo por parte do "Quarto Poder".
Diversos assassinatos, estupros, crimes, acontecem todos os dias, sejam com crianças ou adultos, porque necessariamente este caso repercutiu tanto? Se fosse uma criancinha de rua teria tido todo esse furor? Simples, a junção de mistério de enredo de novela do Silvio de Abreu com estória aparentemente saída de filmes noir da decada de 30 e a mente facilmente influenciável (e impressionável) de um povo semi-alfabetizado desencadeou nesse..."espetáculo".
Estava assistindo uma vez no Jornal da Record, que, uma senhora atravessou a cidade com seus binóculos em mãos, queixo proeminente e roupinha de fazer feira em dia de domingo, apenas para ver de perto o prédio onde aconteceu o crime, ao ser indagada pela repórter o por quê disso respondeu: "Ah..porque dá curiosidade né? De querer ver de perto onde aconteceu o crime para ver se descobrimos algo mais". Ridículo, não é, Silvia? Esta senhora fofoqueira que deve ficar o dia na frente de sua casa em sua cadeira de balanço observando a vida alheia é o exemplo prático, normal da curiosidade humana e não do sentimento de solidariedade ou indignação.
O que dizer da imprensa? Parece que tudo no mundo inteiro parou apenas para assistir o desenrolar do caso Isabella... Não tem mais guerra no Iraque, não tem mais crianças passando fome no Haiti, África, BRASIL, não se faz mais testes em animais, o problema do aquecimento global foi resolvido, não tem mais políticos nos roubando e nem padres molestando... enfim, peguemos nossa pipoquinha e voltemos nossa atenção apenas para esse "mistério". Uso aspas porque ainda me pergunto se tem realmente algum mistério nisso tudo. A própria população parece que se formou toda em Direito e virou juíz para julgar e tacar pedras. Veja bem, de forma alguma estou defendendo ou condenando alguém, estou apenas me posicionando contra a banalização do ser humano, tanto de quem taca a filha pela janela como de quem taca pedra nos assassinos.
Pois bem, são essas pessoas que se dizem tãããão sensibilizadas com a morte da criança, que acenam efusivamente quando a câmera da Rede Globo/SBT/Band/Rede Record/Rede TV!/Rede Vida/Rede de Pesca e sei lá quantas outras manipuladoras da massa, filma o rosto sujo e cabelo desgrenhado desse povo que perde seu tempo na casa dos outros xingando, jogando pedra e levantando cartazes com erros ortográficos na palavra "Justiça", em vez de estarem trabalhando ou estudando para construir uma vida melhor para si mesmas e assim poderem ter do que tomar conta.
É essa imprensa da qual já quis fazer parte um dia que me envergonha, não com seu trabalho, porque se ela ficasse em cima de todos os casos e crimes não resolvidos como está fazendo com esse, o mundo já nem precisaria mais clamar por "Justiça", mas me envergonha por transformar isso tudo num imenso picadeiro enquanto o próximo escândalo não surge ou a próxima edição do Big Brother Brasil comece. Taí, vai ver é por isso que o povo se voltou tanto pra esse caso. Não tem mais nada "interessante" e "inteligente" passando na TV.
Doravante, esses humanos não vão descansar enquanto o caso não for resolvido, infelizmente não porque esperam por justiça, mas porque esperam pelo resultado do "bolão".
Oras, façam-me o favor, recolham-se às suas casas e vão treinar suas habilidades detetivescas lendo um livro de Sir Arthur Conan Doyle em vez de mostrar essa falsa indignação e comoção que é inversamente proporcional à real curiosidade que corrói vocês por dentro de maneira tão....humana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o caso ,foi uma crueldade com a menina.Soh que duvido que se fosse uma pobrezinha haveria tamanha "comoçao"....quando descobrirem o que realmente acotneceu....as pessoas vao saciar a sede de "justiça" e pronto.Essa mobilizaçao nao acontece para questoes tao serias ou mais,no Rio de janeiro ja morreram muitas criancinhas como a Isabela,soh q de dengue.Nao se diz quase nada sobre as invasoes e depredaçoes que os sem terra(e lei) fazem pelo país,pela divida interna de 1,4 trilhao de reais o.o,pela péssima educaçao...saude... Nao da ibope ,tem q pensa um poquinho pra entender isso,e como o povao tem preguiça de pensar....mostra-se o obvio, gostam de sague,agem como bestas e eh isso que se tornam,bestas alienadas.

Marcela Bonabitacola Daniel disse...

Engraçado que todo muno também fala "Nossa, e a menina era tão bonitinha!"... quer dizer que se fosse feia não teria problema? u_u

Jessica Laviere disse...

Nossa!!!concordo com vc,os jornais sensacionalistas estão usando o caso para aumentarem a audiência,mtos talvez nem se importem,no Brasil a cada 20h morre uma criança,mas ñ vemos repercurtir ou as autoridades tomarem atitudes para q aconteciemntos ñ voltem a acontecer.
Gostei mto d como vc discorreu o assunto de forma direta e realista!!!
E t espero no meu blog!