quarta-feira, 30 de abril de 2008

Homem de Ferro

Olá, meus queridos e não tão queridos assim... estive ausente, mas foi por uma boa causa: preguiça.
E hoje tive o enorme prazer de ir à estréia do tão esperado Homem de Ferro, e, confesso que minhas expectativas foram atendidas e até superadas!
Robert Downey Jr., está perfeito e bem à vontade no papel de Tony Stark-Homem de Ferro, consegue interpretá-lo com a carga dramática que o personagem exige na medida certa, e, também com um senso de humor irônico e meio grosseiro que me lembra até o meu.
Gwyneth Paltrow apesar de ter ganhado o Oscar por Shakespeare apaixonado, está mais acostumada em papéis de comédias e comédias românticas, mostrou-se uma atriz versátil ao interpretar a secretária (e interesse amoroso) de Tony Stark, Pepper Potts, papel este que exigia uma doçura, coragem, elegância e também seu tom humorístico que foi muito bem trabalhado de forma suave. Dá uma certa sensação no decorrer do filme de "ai, tomara que eles fiquem juntos" ao se constatar que ela está sempre lá pra ele quando ele precisa, e como ela mesma disse: "não amarraria nem os cadaços dos sapatos" sem ela. E ele sabe muito bem disso.
Terrence Howard, como Jim Rhodes, melhor amigo de Tony Stark que eu achei meio sem graça. Apesar de uma boa interpretação, achei esteriotipado demais como todo bom soldadinho americano.
Jeff Bridges também impressionou no papel do vilão Monge de Ferro (Obadiah Stane), apesar do clichê megalomaniáco, o destaque vai pra sua atuação. Infelizmente a galeria de vilões do Homem de Ferro não é uma das melhores, confesso que O Mandarim, para mim, ainda tem um apelo maior, mas a escolha do Monge de Ferro para esse primeiro filme não poderia ter sido mais acertada. Além do mais, para os mais atentos, podem notar uma referência ao vilão Mandarim, não vou falar para não estragar as surpresas, mas quem conhece vai sacar.
Outras curiosidades: um rápido vislumbre de Jim Rhodes admirando a Mark 2, podendo vir a vesti-la no segundo filme e garantindo a aparição do Máquina de Combate; a citação da criação S.H.I.E.L.D. no fim do filme foi bem engraçada, pois desde o início o terreno para ela já estava sendo trabalhado sem ao menos a gente imaginar; e como não podia deixar de faltar: a participação especial de Hillary Swank, atriz ganhadora de 2 Oscar de melhor atriz por Meninos não choram e Menina de Ouro, e Stan Lee, o criador da maioria dos personagens do Universo Marvel.
Os efeitos especiais estão magníficos, e no primeiro filme produzido pela Marvel Studios já podemos perceber que muita coisa de qualidade pode vir por aí se deixarem as adaptações nas mãos de quem realmente entende. Para mim, Homem de Ferro seria um filme dificil de se realizar, isso a muito tempo atrás, claro, quando as primeiras discursões a respeito de sua produção surgiram e indicavam, inclusive, que Tom Cruise vestiria a armadura do Vingador Dourado, felizmente não precipitaram essa idéia, e, com a evolução da tecnologia conseguiram fazer um filme realista, decente, divertido e digno do valor dos ingressos e dos fãs.

Creio que o único ponto negativo do filme tenha sido a falta de uma abordagem maior no vício de Tony Stark, de qualquer forma, o alcoolismo do Homem de Ferro pode ser trabalhado de uma maneira melhor no segundo filme...Afinal, lidar com um "coração mecânico" já garantiu a dramaticidade de boa parte do primeiro.
Como costumo brincar com aliterações e assonâncias para deixar as coisas mais poéticas, finalizo a crítica deixando meu parecer sobre o filme:


HOMEM DE FERRO: Fantástico, Fabuloso, Fenomenal, Fascinante...simplesmente FODA!

Já quero meu DVD!
E a trilha sonora
E action figures

XD


P.S.: TEM SURPRESA DEPOIS DOS CRÉDITOS FINAIS

4 comentários:

Tamires disse...

olaaaa!!!!!
muito bom o que você escrever sobre a isabella!
Um sensacionalismo que ninguém suporta mais...
Muito legal o seu blog...
Você escreve muito bem!
Até mais.

Tamires disse...

Espero que seja mesmo...

Tô torcendo para que essa palhaçada acabe logo...Não agüento mais essas reportagens fúnebres!
Coitadinha da menina...
Esta sem sossêgo...

então ta ok.
Até.

TIAGO JULIO MARTINS disse...

Ah.. agora entendo os adjetivos alardeados: já eras fã do homem de lata.

Pois pra mim foi só um passa tempo divertido.

Unknown disse...

ae cara!

blog maneiro!

atualiza! :D

escreve bem! parabens! :D

o que vc acha do caso do LHC que vao fazer o big bang?

abraço!