quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Trindade

Felicidade: ninguém nunca chega a um consenso do que seja ou de como alcança-la. Teorias e mais teorias são elaboradas e discutidas com a intenção de desvendar esse mistério que nem Sherlock Holmes acredita ser tão elementar. Há padrões para ser feliz, pois cada ser humano em sua individualidade padroniza os outros e tenta se enquadrar em um padrão, mesmo que seja o seu próprio. Dinheiro, saúde e Deus são alguns dos elementos que as pessoas buscam para encontrar a tal da Dona Felicidade.
Como diz o ditado: "Se dinheiro não traz felicidade, dê-me o seu e seja feliz". Seria hipocrisia demais dizer que o dinheiro não traz felicidade. Ele compra praticamente tudo que uma pessoa precisa para ser feliz: compra amor (mesmo que seja um falso); compra conforto; compra o perdão para o Reino dos Céus e a passagem para o Mundo Encantado da Disney; em alguns casos compra saúde ou ameniza a dor. Compra principalmente o mais vulgar de todos os objetos: pessoas."Há coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe MasterCard".
Saúde! Não, ninguém espirrou. alguns casos de enfermidade nem todo o dinheiro do mundo pode curar. Por isso, para desfrutar de uma vida feliz é preciso estar com a saúde em dia. Corpo são, mente sã. Alguns são felizes apenas com o corpo são. E para os que não têm dinheiro dizem que ter saúde é aquilo que importa. Devia ser o slogam do SUS. Mas quando já não há mais remédio (com perdão do trocadilho), entrega-se tudo nas mãos de Deus.
"Deus é um ser mágico que veio do nada criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele porque os ama". "Eu sou feliz porque tenho Deus no meu coração". Quem nunca ouviu essa frase de alguém? A resposta de José Saramago, ateu, quando lhe perguntaram como podem homens sem Deus serem bons, é pertinente nessa hora: "Como podem homens com Deus serem tão ruins?". Charles Chaplin já dizia que por simples bom senso não acreditava em Deus. Em nenhum.
Talvez Chaplin já tivesse a fórmula da felicidade, mas para os que não a possuem resta apegar-se naquilo que suas capacidades lhe permitem, sejam elas o dinheiro, a saúde, ou a fé, no dinheiro, na saúde ou outra coisa qualquer.

2 comentários:

Anônimo disse...

=\

Ryuji disse...

é né.. infelizmente.
mas muito bom esse teu post. =]