Difícil falar desse livro sem entregar a estória. Por isso, vou ser mais sucinto. Ganhei esse livro do meu Tio Pedro que hoje já não está mais comigo, ele viu a peça baseada no livro e então me deu de presente.
O livro inicia com uma frase de Jean-Paul Sartre: "o inferno são os outros". Nelson Luiz de Carvalho não podia ser feliz na escolha dessa frase para retratar quais os reais conflitos que existem na sociedade que possam atrapalhar qualquer tipo de felicidade. A primeira vez que li O 3º Travesseiro o fiz em 1 dia e a segunda vez que li foram em 2. Não é um grande mérito, pois as 210 páginas falam de amor, paixão e liberdade com uma naturalidade empolgante que é impossível querer parar de ler.
A cada capítulo a emoção aumenta sem deixar a qualidade cair, personagens principais tão carismáticos que se torna impossível não torcer pela felicidade deles, conflitos psicológicos muito bem trabalhados, retratação da realidade de modo fiel, linguagem contemporânea que facilita a leitura, momentos românticos sem parecer piegas, momentos eróticos sem parecer vulgar, reviravoltas na narrativa e um final surpreendente garante para O 3º Travesseiro um lugar permanente na cabeceira da cama.
Já a frase final do livro é sem dúvida a mais emocionante, a que faz você se arrepiar e lagrimar ou chorar querendo que o final seja diferente, mas infelizmente o livro é baseado em fatos reais, e nada pode mudar isso: "O silêncio da morte é enorme. O do meu coração, maior ainda."
10 estrelas
**********
5 comentários:
Vou lê-lo.
O ônibus do meu texto nunca entre em greve.
Já pensou se o tempo parasse?
alor..
^-^
Tomara que eu consiga ler logo....
esse sem duvida eh um livro muito especial..
abraçaoo
desprezo nada!
nunca li esse livro, mas ja ouvi falar muuuuito.
abço
Ai,,,, eu quero um livro e um Renato tb!
Oiii eu quero muiito ler esse livro mais aqui na minha cidade não tem
:(
Postar um comentário